quinta-feira, maio 25, 2006

Faz aos outros o que gostas que te façam a ti

Estava a sair de um edifício e reparo que a uns 10 metros de distância estava uma senhora a correr na minha direcção. Eu, gentilmente segurei a porta, para lhe evitar mais esperas pois teria de tocar a campainha, esperar que viessem abrir a porta, etc. E eu como gosto muito de fazer aos outros o que gosto que me façam a mim, ali fiquei, à espera que a senhora chegasse, a segurar a porta.
Ela chega, segura a porta que eu deixo, para poder seguir o meu caminho. “Obrigada”? Ela não sabe o que significa essa palavra, a não ser que julgasse que eu fosse obrigada a esperar por ela.

Nunca mais faço uma boa acção destas. Nunca mais perco os meus segundos para evitar a espera de alguns minutos dos outros. “Ah e tal, não sejas assim, nem todas as pessoas são assim, serias injusta” disseram-me quando cheguei ao emprego irritada com tamanha demonstração de falta de educação. Já me aconteceu este não - agradecimento mais vezes ali, pois vou lá todos os dias, e noutros locais e obviamente nem todas as pessoas têm a postura desta senhora e também já me seguraram a porta até eu lá chegar e eu agradeci. Porque acho que devo, porque os meus pais me educaram e porque ninguém tem obrigação de me segurar aquela porta até que eu lá chegue.
Mas que raio se passa com as pessoas hoje em dia?

“Ah e tal, as pessoas levam uma vida stressante, ocupadas, metidas consigo mesmas, com os seus problemas, se calhar a senhora não agradeceu porque estava distraída”.
Balelas! eu fiquei a olhar para ela e ela a olhar para mim e não foi capaz de proferir a palavrinha milagrosa. É que não custava mesmo nada.

Fiquei mesmo irritada, mas como tenho boa memória visual, da próxima vez vou segurar-lhe a porta de novo, mas quando ela estiver mesmo a chegar perto de mim...
“oh! que chatice, a porta fechou-se!”

14 comentários:

sou só Pedro disse...

Tenho uma teoria relativamente a isto... acho que não te vais arrepender de sempre teres feito aos outros o que gostavas que te fizessem a ti...

Não sei se é boa ou má, mas a minha forma de estar rege-se por ela!

Cristina disse...

sou só pedro: é por isso que tenho feito sempre, até porque se generalizassemos, transformaríamos isto numa republica das bananas.

Mas aquela senhora vai levar com a porta na cara, ai vai vai :)

Mr. Teaser disse...

Olha, um blog novo q giro...

A mim tb me acontecem essas merdas pah, o problema é q tamos sempre a comer e a xorar por mais... enfim, isso passa, para a próxima já sabes... caga na gaja.

Beijo e bem-vinda.
Mr. Teaser

Cristina disse...

mr.teaser: acho que acontece a toda a gente :)
obrigada

maria disse...

devias ter olhado para ela e ter dito "obrigada por me deixar fazer a minha boa acção do dia"...podia ser que ela se tocasse...não tenho paciência para faltas de educação!

JPS disse...

Eu vou continuar a segurar portas...

(Que giro... Tanta gente conhecida por aqui...)

Anónimo disse...

Falta de educação é o mais se usa agora, no meu prédio existe uma clínica e fico doida da vida quando as pessoas chegam sobem no elevador sem sequer perguntar se subo também, ou então entro e carregam logo no "botanito" sem perguntar mais nada (tudo isto de trombas)!! É limpinho, até vou mais para cima mas carrego no "sitopi" subo até casa digo um boa tarde sorridente e fui.... Obrigada pela visita

Anónimo disse...

Ah e tal! Há pessoas assim, eu não as chamaria de mal educadas...apenas distraídas. Afinal hoje é sexta-feira, vou ter de trabalhar no fim de semana, e como tal sinto-me bem, sinto-me feliz, e apetece-me comungar essa felicidade com o mundo. A senhora que não te agradeceu, terá uma febre que lhe vai derreter a fivela do cinto.

Porra, sábado e domingo de manhã a aturar pessoas... dassss!

Cristina disse...

maria: é uma alternativa futura ;)

zuko: fazes muito bem, eu também :)
gente conhecida, queres dizer que te sentes em casa :)ainda bem.

luar: mainada (e não tens nada que agradecer) Bj.

Cristina disse...

msdos: hoje por acaso não a encontrei, mas de facto as sextas-feiras têm também o poder de neste dia quase nada nem ninguém me conseguir irritar.
Quanto ao teu trabalho de fim de semana, olha, se amanhã for até à praia dou um mergulho por ti :) Bom trabalho para ti:)

FZ disse...

Do unto others... ;>)

***

Anónimo disse...

olha lá olivia palito o que é q fizeste hoje alem de criticares a outra?Tambem és funcionária publica?DASSSS
ana

Su disse...

as pessoas cada vez mais são mal educadas por excelência....

para a próxima diz.lhe tu "não se esqiueceu de dizer nada?"..

estamos sempre a tempo de aprender.... a ser....

jocas maradas

Anónimo disse...

Hoje é dia de comentar, por isso aqui estou. Que giro, um blog novinho em folha, ainda cheira a tintas e detergentes. é assim para o asseado, muito arrumadinho e cheio de letrinhas e não-sei-quê. Olhe por mim, pode dizer, até porque se me contar eu conto também a toda a gente. Mas no caso de me dizer, eu prometo que não digo a ninguém. Tem piada, eu também nunca agradeço a quem espera e me segura a porta. Calma, eu não sou um bronco mal educado, somente não tenho tempo para agrdecer. Sim, porque sempre que eu acelero o passo para chegar à porta que me estão a segurar, fecham-ma na cara. Logo, não posso agradecer e mesmo se pudesse não agradecia. Tem graça, cheira-me a espinafres, porque será? Ah, cabeça a minha, deve ter sido o Popey que passou por cá para lhe desejar muitas felicidades para o seu blog. E sendo assim, eu desejo-lhe o mesmo, boas blogadelas! Obrigado.