terça-feira, setembro 12, 2006

Educar

Não é a primeira vez que aqui refiro algumas coisas que como adultos passamos às crianças e que mesmo sem querer vai influenciar a sua formação como adultos.

Hoje fui informada de uma atitude que o meu filho teve com um coleguinha de escola que normalmente não é comum nele (porque não o deixou brincar com determinado objecto, vai de lhe deixar uma marca dentária em plena bochecha), que pode denotar alguma ansiedade nele. Segundo as educadoras, é algo que pode ter que ver com a entrada amanhã para uma nova fase na sua vida, a escolar. Respondo que ele está ansioso sim, porque já me disse diversas vezes que quer aprender a ler para me fazer companhia, mas que no final do dia quando o for buscar, vou perguntar como foi o seu dia (como faço sempre) e que ele provavelmente me irá contar o que se passou (porque conta sempre as coisas boas e também as más) e aí vou tentar perceber.

Depois disto tudo, terei de avaliar se as minhas atitudes com ele (nem sempre as melhores, mas as que na altura acho indicadas) e se o meu mau feitio não se está a reflectir nele... ai isto de educar tem muito que se lhe diga...

5 comentários:

Anónimo disse...

Oh lá se tem! Tenta-se fazer o melhor mas às vezes o tiro sai pela culatra.

Não me parece demasiaddo preocupante a atitude, conheço vários que têm "ataques" desse género a maior parte das vezes causados pela ansiedade, provavelmente a minha amiga Olivia vai saber muito bem como dar a volta a coisa...

Ainda se surpreende se ele lhe contar "mãe tenho uma coleguinha tão gira, tão gira que até me deu vontade de lhe morder as bochechas e ... mordi". ehehehehe.

Fique a minha amiga muito bem e tenho a certeza que foi a última vez que o seu gaiato fez tal coisa. Não se preocupe com a heridetariedade do mau feitio a não ser que a xô Dona também ande por ai a morder bochechas constantemente e aí sim podemos antever uma terrível herança genética em potencial. ;-)

Anónimo disse...

E, pronto tinha de voltar porque dei ali com uns erros imperdoáveis... Não corrijo mas explico. Já estou tão farta do trabalho que até às letras já me fogem da ponta dos dedos.

Inté.

Cristina disse...

cara desbocada, eu dali já ouvi muita coisa e espero ouvir ainda muitas mais. Confissões de paixonetas, declarações de amor a "moi meme" (sabem tão bem...), mas agora abocanhar a bochecha do amigo... estou mesmo à espera que o meu telefone toque para ouvir a versão da outra mãe...enfim

Anónimo disse...

Um miúdo com mau feitio, com uma mãe interessada em saber os porquês?

Acho que estamos em presença de um futuro adulto muito empenhado em admirar quem o educou!

Woman disse...

Teve as razões dele, e para ele são as mais fortes das razões. Nada grave deduzo. ;)

Beijo