quarta-feira, agosto 30, 2006

Perdão

Não raras vezes penso na capacidade que cada um de nós tem em perdoar. Uma traição. Não se esquece, não se deve esquecer, mas temos de ter consciência da nossa capacidade em perdoar. É um dom que todos temos, mas poucos sabem utilizar, é o amor capaz de superar a dor, é dar uma outra oportunidade. E não devia ser dado em vão.

Não raras vezes penso se de facto somos perdoados, quando à minima quezília somos novamente confrontados com a traição. Isso é rancor e fere.

Não raras vezes penso se de facto eu fui perdoada...

7 comentários:

mokomaori disse...

como dizes e bem mt,o dom de perdoar ou ser perdoado(a)não devia ser dado em vão..ou se perdoa ou n se perdoa.
bem sei que as coisas nao sao assim tao faceis..muitas vezes queremos perdoar e nao conseguimos, mesmo que queiramos mesmo muito..ha coisas que nao desaparecem.

claro quer ha perdoes e perdoes...mas acho que nao ha regras nem se deve intelectualizar ou racionalizar muito a coisa, acho que se deve seguir o coraçao, sentir o que é mais importante...ou sim ou nao... meio termo de constantes relembranças nao é viver.

bj grande...acho que precisas.

Anónimo disse...

Este teu artigo dava "pano para mangas" nada é tão linear como isso tudo muda conforme a idade, o estado de espírito, a importância que damos à Vida uma enormidade de coisas... Por exemplo hoje consigo perdoar, nota que perdoar não é esquecer mas sim "aceitar" alguma coisa mas ter a certeza que num momento de raiva não a vamos atirar a cara de que a praticou para mim isso é perdoar. O acidente da minha filha fez-me ver a vida de modo diferente perdoei pessoas que nunca pensei perdoar fiquei em paz comigo e com elas claro que continuo a ter 1 ou 2 a quem não o consigo ou consiguirei fazer mas já foi um começo. Beijinho e não te esqueças que só mesmo tu é que sabes até onde pode ir a tua capacidade de perdoar, por vezes é preciso tempo.

Anónimo disse...

Será que o amor precisa de perdão!?

Dizem que o amor chega a doer... Se pelo menos eu soubesse o que era...

pelo menos.

maria disse...

eu acho que as pessoas confundem muitas vezes duas coisas, perdoar e voltar a confiar. Perdoar é fácil, confiar ou voltar a confiar é mais difícil e isso tem que vir de dentro de quem perdoa, mas também tem que ser compreendido por quem tem que ser alvo desse perdão, e tem que ser esse "alvo" a tentar fazer com que a outra pessoa volte a confiar...mas sei por experiência própria (e não foi uma traição de um gajo, foi mesmo de uma amiga) como é difícil voltar a confiar por muito que se queira...

maria disse...

Só mais uma coisa...e esta é uma resposta para o MSDOS...eu acho que tal como tu também não sei...mas até no meu imaginário o amor precisa de perdão. É que por muito forte que seja ele não é cego...digo eu...que dessas coisas só sei o que se lê nos livros e vê nos filmes:)

Anónimo disse...

o perdão é coisa reservada aos deuses.
adoro a expressão "perdôo mas não esqueço", a sua oposta e restantes variantes.
não sei, mas acho que o ser humano tem uma imensa dificuldade em perdoar.
aliás, o perdão ou é institucional, no caso dos tribunais, ou é coisa que se confunde com recalcamentos...
mas não sei, falo por mim...

Cristina disse...

Como não consigo comentar no seu blog (aquelas modernices dos registos...), deixo aqui os meus agradecimentos por pertencer à sua lista de leituras. Ainda mais tratando-se o meu blog de uma inutilidade para quem lê mas confesso que de muita utilidade para mim. mais que não seja, aqui posso mandar o meu chefe à m**** quando quiser :)
Bem haja, caro [ cjt ]